-
Arquitetos: Nó Arquitetura
- Área: 200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Bruno Meneghetti
-
Fabricantes: Enox, Fibrax, Ladrilho Hidráulico, Pierini, Roca
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto em questão, trata-se de uma reforma e expansão do segundo andar de um sobrado dos anos 1950, no interior de Minas Gerais, com o objetivo de transformar a antiga residência em um bar e restaurante. O partido de projeto foi norteado pela intertextualidade crítica, uma busca por soluções e arranjos espaciais contemporâneos mas que ao mesmo tempo, reverenciam o passado.
O contexto urbano consolidado em que o projeto se insere, nutriu não só as estratégias de desenho, mas também um olhar sensível para uma área de pouco interesse no centro da cidade.
O imóvel se encontrava bastante deteriorado, não só pelo desgaste do tempo mas principalmente pelo mau uso dos antigos locatários. O Projeto buscou tratar os espaços e superfícies existentes de maneira educada e respeitosa, compreendendo o valor e memória de seus elementos construtivos originais, exaltando-os no limite.
Com 210 m², o projeto é organizado em um grande salão interno, com um balcão dedicado à cocktails no centro, cuja forma brinca com a ideia de um ovo recém-aberto espalhando-se em direção às bordas da casa, encontrando um curioso corredor vermelho, quintal, cozinha , arquibancada e mesas à céu aberto.
A paleta de materiais é extensa, porém cria contrastes suaves e elegantes em todo o conjunto. Tijolos aparentes pintados em branco, paredes não regularizadas, pinturas originais preservadas, piso em taco de madeira original, cicatrizes no piso das antigas paredes, cimento queimado e ladrilho hidráulico, criam as tensões espaciais do salão principal.
No balcão, elemento chave do projeto, canos pvc pintados em azul conformam o perímetro, tampo em mdf crú revestido de fibra de vidro e pintado em tinta automotiva branca enaltece a investigação das suaves curvas e a serralheria aérea orgânica finaliza a peça. A ideia foi uma inversão de valores, o balcão como área mais disputada da casa.
A transição da área interna para externa, é feita através de um corredor cuja paleta e iluminação, tem um único objetivo: provocar os sentidos. Buscamos o tom exato do ladrilho hidráulico existente e aplicamos em todas as paredes e teto.
O quintal ou pátio organiza: cozinha, área de lavagem, dml, área de funcionários, banheiros, arquibancada e salão à céu aberto através de leves coberturas metálicas translúcidas.
O Gema bar nasce com o objetivo de funcionar quase 24 horas por dia. É um restaurante, café, bar e até balada aos finais de semana, onde djs agitam a casa de dentro do balcão amebóide.